Saiba Como Tratar das Queimaduras Solares Naturalmente

A exposição solar prolongada pode provocar queimaduras de diversos graus na pele, causando vermelhidão, queimação e muito incômodo. Porém, existem algumas formas naturais para ajudar as queimaduras a cicatrizar mais rapidamente, reduzindo a dor e aumentando o conforto.


O tratamento para queimadura de sol com bolhas deve ser orientado pelo médico dermatologista, mas enquanto se espera pela consulta pode-se molhar uma gaze em água fria e deixar sobre a pele trocando sempre que ela esfriar.

dicas de como tratar naturalmente as queimaduras de sol:


1. Compressas de camomila



A camomila possui propriedades calmantes e cicatrizantes que ajudam a diminuir o desconforto causado pela queimadura. Assim, para usar a camomila, deve-se fazer um chá de camomila, deixar na geladeira até gelar e depois molhar uma gaze, um pedaço de algodão ou um pano limpo no chá. Por fim, deve-se aplicar as gazes sobre a pele queimada pelo sol, deixando-a atuar por aproximadamente 7 a 10 minuto, várias vezes ao dia.

2. Banho somente com água


O sabão e o sabonete podem agredir a pele, favorecendo seu ressecamento e, por isso, em caso de queimadura de sol, o mais indicado é tomar um banho somente com água, sem esfregar a pele. Se a pele estiver muito quente, não se deve tomar banho com uma água muito fria. Na hora de secar, não é recomendado usar a toalha no corpo, deixando-se secar ao ar livre.


3. Hidratar a pele

É importante hidratar a pele logo após o banho e várias vezes ao dia, aplicando um bom creme hidratante à base de plantas medicinais, como Aloe vera, em toda a região queimada pelo sol. Assim o risco da pele descascar é menor e a dor também. Para hidratar a pele de dentro para fora, deve-se beber, pelo menos, 1 litro de água ou sucos de frutas por dia. O suco de abacaxi, melancia e de cenoura com laranja são ótimas opções, pois são ricos em antioxidantes.

4. Alimentos que podem ajudar


Os alimentos que contém ácido alfa-lipóico amenizam a vermelhidão e devem fazer parte do cardápio de quem teve uma queimadura de sol. Alguns exemplos são arroz integral, aveia, quinoa e amaranto. Os óleos vegetais também são boas fontes e podem ser utilizados para cozinhar os alimentos e temperar saladas.

Estes são alguns tratamentos naturais para casos de queimadura de sol, quando a pele fica avermelhada, inchada e dolorida, contudo, se o indivíduo apresentar intensa vermelhidão por todo o corpo, febre e bolhas recomenda-se uma consulta médica, pois pode ser necessário tomar algum anti-inflamatório, porque pode ser uma insolação. Veja seus sinais em: Sintomas de insolação.

5.Uma boa dica para tratar naturalmente a queimadura de sol na boca é abrir uma folha de babosa ao meio e passar o gel desta planta nos lábios, várias vezes ao dia, porque ele possui propriedades cicatrizantes que ajudam a regeneração da pele.

Chegada a casa, a solução está num iogurte natural bem fresco, colocado em cima da parte queimada e dorida. A aplicação deverá ser feita com uma gaze esterilizada ou um pedaço de algodão.

Na falta de iogurte natural pode-se utilizar também chá preto bem fresco, colocando várias vezes ao dia na zona queimada.

Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Comentários