sexta-feira, 15 de abril de 2016

Como Pedir a Senha de Acesso ao Portal das Finanças

A senha de acesso ao Portal das Finanças é fundamental para preencher a declaração de IRS e validar faturas. Saiba como pedi-la e como alterá-la.

Como pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças

A época de entrega do IRS pela Internet já começou e dura até ao fim de abril para quem tem rendimentos dependentes ou recebe pensões. O mês de maio é para quem tem outro tipo de rendimentos, como os trabalhadores independentes ou os senhorios. Para conseguir aceder à sua declaração de IRS através do Portal das Finanças é necessário ter uma senha. Se ainda não tem, o ideal é pedir o quanto antes, pois o tempo médio de receção da respetiva senha em casa é cinco dias. Se já tem senha, teste-a antes do dia em que decide submeter a declaração de IRS, para não descobrir tarde demais que expirou.

Ter a senha de acesso ao Portal das Finanças é importante não só para preencher e submeter a declaração de IRS via online, mas também é essencial para aceder ao E-fatura para validar despesas e, desta forma, poder usufruir das deduções fiscais relativas às “despesas familiares” que entraram em vigor este ano e se irão refletir na declaração de IRS de 2016.
Como pedir?




Se é um novo utilizador terá de se registar. Para tal, terá de aceder ao Portal das Finanças e efetuar o registo para que depois a Autoridade Tributária lhe envie a senha de acesso. Terá de preencher o formulário de adesão com alguns dados pessoais. Assim que faz o pedido da senha, ser-lhe-ão disponibilizados dois códigos para confirmar o endereço de correio eletrónico e o número de telemóvel, porém estes códigos só poderão ser confirmados após ter recebido a senha, de acordo com informação que consta no guia do Portal das Finanças. Para fazê-lo vá a Cidadãos – Outros Serviços – Confirmação de contactos.

A senha é sempre enviada através dos CTT, não sendo possível enviar por correio eletrónico ou para outra morada que não seja a sua residência fiscal. O tempo médio que irá demorar até recebê-la na caixa de correio será de cinco dias úteis, pelo que deverá requisitar a senha com alguma antecedência. Caso não receba a senha dentro deste prazo, deverá dirigir-se ao Serviço de Finanças do seu domicílio fiscal ou contactar o Centro de Atendimento do Fisco, para saber em que estado se encontra o seu pedido.

Mudei de morada

Caso tenha mudado de morada terá de alterar também a residência fiscal. Esta comunicação pode ser feita através do Portal das Finanças ou em qualquer repartição das Finanças, se ainda não tiver cartão do cidadão. Caso já tenha este documento de identificação, então a alteração deverá ser feita em qualquer local de atendimento do Cartão de Cidadão ou através do Portal do Cidadão. Automaticamente o domicílio fiscal será atualizado na Autoridade Tributária.

E se a senha tiver expirado?

Por questões de segurança, as senhas têm um período de validade de dois anos. Por isso, nestes casos, basta alterar a senha, ficando, de imediato, com uma nova senha válida por mais dois anos.

Para fazê-lo, deverá aceder ao Portal das Finanças, selecionar a opção “Alterar senha” e preencher o formulário, indicando o número de identificação, a senha atual (que já expirou) e a nova senha. Esta deve ter entre oito a 16 caracteres, algarismos ou letras, e não pode ter acentos. Também não são aceites senhas constituídas por grupos repetitivos (gugugugugu, por exemplo) e deve ter atenção à configuração do teclado (Caps Lock ativado),

Para que serve a pergunta de segurança?

Quando está a preencher o formulário para requisitar o acesso ao Portal das Finanças, um dos campos de preenchimento é uma pergunta de segurança. Deverá anotar esta pergunta e a sua resposta, porque é fundamental caso perca ou esqueça a sua senha de acesso. Poderá pedir a reemissão de uma senha nova respondendo à questão que lhe é formulada. Imediatamente a senha anterior é cancelada e ser-lhe-á enviada uma nova para o domicílio fiscal.


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No caso de se esquecer da pergunta de segurança, deve enviar um email para o serviço de apoio da AT (portal-senhas@at.gov.pt). No assunto deve dizer: “Cancelamento de senha”, no corpo do email deve indicar o número de contribuinte, o nome completo, o domicílio fiscal. Depois de ter recebido a resposta a confirmar que a senha de acesso foi cancelada, deverá proceder a novo registo e aguardar que a nova senha chegue.

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