8 Coisas que Podem Estar a Piorar o Teu Acne

Acne. Aquela praga que assola a grande maioria dos adolescentes e alguns adultos. Tenta-se de tudo para que as irritantes borbulhas desapareçam de vez mas não é um processo fácil. E pior, pode estar a cometer erros sem se aperceber.


1. Ter o telemóvel sujo
Pode soar estranho mas é verdade: Quando encostamos o telemóvel à cara para falarmos ao telefone, toda a gordura do rosto é transferida para o ecrã. Se não limparmos essa sujidade, quando voltarmos a encostar o aparelho à nossa cara não só voltamos a ‘tranferir’ a gordura juntamente com algumas bactérias que entretanto se formaram.
Já para não falar que os telemóveis são os aparelhos que andam por todo o lado, seja pousados na mesa do café, dentro da mala ou dentro do bolso das calças. Inevitavelmente acabam por se sujar e estar a encostá-lo à cara sem o limparmos é tudo menos higiénico.
O melhor mesmo é recorrer aos auriculares ou aos kits de mãos livres.
2. Pôr produtos para o cabelo muito próximo da testa
Amaciador, gel, cera, máscara – são tudo produtos que podem levar a que surjam mais borbulhas nesta zona da cara. Pode continuar a usá-los, mas mais no centro da cabeça para não criar 'uma linha' de borbulhas.
3. Perder a paciência
Não há ninguém que não faça de tudo para que este problema de pele desapareça o mais rapidamente possível, mas é preciso ter a consciência que os tratamentos demoram várias semanas a fazerem efeito, refere o dermatologista Joshua Zeichner.
Quando os produtos mais acessíveis no combate ao acne não fizerem efeito ao fim de 2/4 semanas, marque uma consulta com um dermatologista para ver qual o tratamento que melhor se adequa ao seu problema.
4. Lavar demasiadas vezes a cara
Mito: a gordura é que provoca acne, logo se levar muitas vezes a cara tira a gordura e faz o acne desparecer.
Lavar o rosto muitas vezes por dia pode retirar óleos essenciais para a pele e, quando isso acontece, a pele tem tendência a produzir ainda mais gordura para compensar, tornando-se um ciclo vicioso e terrível para o acne.
É mais do que suficiente lavar a cara duas vezes por dia. Pode fazê-lo, por exemplo, de manhã e à noite, antes de se deitar, para retirar as impurezas da pele.
Outra coisa que tem de evitar é usar muitas vezes esfoliantes ou esponjas que tenham o mesmo efeito. Quando usados em excesso podem provocar pequenos ‘rasgões’ na pele, causando irritação e inflamação. Joshua Zeichner aconselha esfoliar a pele no máximo uma ou duas vezes por semana.
5. Usar toalhas sujas ou húmidas para limpar cara
Toalhas sujas ou húmidas podem conter bactérias que podem prejudicar a sua pele. O ideal é usar uma toalha lavada sempre que limpar a cara.
6. Utilizar demasiado creme para as borbulhas
Creme para as borbulhas, palavras mágicas para qualquer pessoas que sofra de acne. Mas atenção que não deve usá-lo em excesso uma vez que estes cremes podem causar irritações na pele. Zeichner garante que basta uma quantidade de creme semelhante a uma ervilha para toda a cara.
7. Espremer borbulhas
São poucas as pessoas que não sabem que espremer as borbulhas é das piores coisas que pode fazer, mas nunca é demais relembrar... Convenhamos que uma cicatriz é bem pior que uma borbulha.
Recorra antes a cremes que tratem directamente da borbulha e que diminuam o seu tamanho e a inflamação.
8. Comer doces e comida processada
Ainda que não se tenha estabelecido uma relação directa entre o acne e determinados alimentos, doces ou comida processada como pão branco, batatas fritas, bolos e bolachas podem estar ligados ao aparecimento de borbulhas. E o mesmo acontece com produtos lácteos.
Comece a ter atenção ao que ingere e tente estabelecer uma relação entre o que come e as borbulahs que lhe aparecem.



Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!
Fonte: sol.pt

Comentários