Como Ajudar uma Pessoa que Esteja se Engasgando

Sabes qual o procedimento a efectuar,  para  alguém que se esteja  engasgado? Tanto pode ser um bebê, ou até mesmo tu?

O engasgo é causado por um objeto estranho que fica preso na garganta e restringe o fluxo de ar.

Na maioria das vezes, o engasgo é o resultado de alimentos presos na traqueia, nas crianças, ocorre frequentemente com  brinquedos pequenos, moedas ou outros pequenos objetos ficam presos na garganta ou na traqueia.

O engasgo também pode ocorrer como resultado de uma lesão, ingestão excessiva de álcool, doença ou a partir de um inchaço após uma grave reação alérgica.

Engasgar significa que uma pessoa é incapaz de respirar ou falar porque a garganta ou a traqueia está completamente obstruída.

Sem os primeiros socorros, a falta de fluxo de ar pode causar graves danos cerebrais ou até mesmo morte por asfixia. Se você se encontrar na situação onde alguém ficar engasgado, aqui está o que fazer.
Nota: Este artigo aborda engasgo em adultos e crianças acima de 1 ano de idade.
1. Certifique-se de que a pessoa está engasgada. É importante ser capaz de distinguir entre obstrução respiratória parcial e total. Se uma pessoa não está realmente engasgada, mas tem obstrução parcial, é melhor deixá-la tossir para que ela possa remover a obstrução por si mesma. Alguém que esteja realmente engasgado (obstrução total das vias aéreas) irá apresentar um ou mais dos seguintes sinais:


  • O "sinal de engasgo" - as duas mãos em volta da garganta
  • Incapacidade de falar
  • Incapacidade de respirar de forma eficaz, sem dificuldade; não haverá movimento de ar
  • Incapacidade de tossir de forma eficaz
  • Respiração ruidosa
  • Alterações na cor da pele: lábios e unhas azuis
  • Inconsciência (eventualmente)
  • Sinais de obstrução parcial incluem:
    • Capacidade de falar, chorar, responder a perguntas
    • Respiração barulhenta, difícil ou ofegante - um pouco de ar sairá pela boca
    • Tosse ou pigarro
    • Agitação ou ansiedade
    • A pele se torná pálida ou arroxeada
 2Pergunte à possível vítima: "Você está engasgada?" Se a pessoa for capaz de responder verbalmente, espere. Uma pessoa que está realmente engasgada não será capaz de falar. Se ela pode falar, tossir, respirar ou chorar, a obstrução é parcial. É importante que você não golpeie as costas de uma pessoa com uma obstrução parcial das vias aéreas, pois há um risco de fazer com que o objeto que, até então, estava apenas ligeiramente preso, se aloje mais profundamente na garganta, podendo causar uma obstrução total. Se a pessoa responder a sua pergunta:


  • Tranquilize a pessoa.
  • Encoraje a pessoa a tossir; não a golpeie nas costas.
  • Continue a acompanhar a situação.
  • Chame uma ambulância se a obstrução não puder ser liberada ou se você ouvir a pessoa
  • respirar ofegante ou ruidosamente.



3Se a pessoa não conseguir responder, chame por socorro. Se houver alguém por perto, peça-lhe para chamar os serviços de emergência.


4. Se a pessoa estiver consciente, deixe que ela saiba sobre a sua intenção de realizar os primeiros socorros. É melhor ter certeza de que alguém que está consciente saiba o que você pretende fazer, o que irá também dar a oportunidade para que ele/ela deixe que você saiba que a sua ajuda é bem-vinda.


5Dê os primeiros socorros, como descrito nas etapas a seguir, imediatamente. Não perca tempo ligando para serviços de emergência se você for a única pessoa que pode ajudar uma vítima de engasgo. Note que as instruções a seguir se aplicam a uma pessoa sentada ou em pé.


6. Dê até 5 golpes nas costas da vítima usando o seu punho.



  • Com a parte inferior da sua mão (punho) aplique 5 golpes fortes e separados entre as omoplatas (no centro superior das costas, cerca de 1 palmo abaixo da nuca) da pessoa.
  • Faça um breve intervalo de tempo entre os golpes. Tente remover o objeto com cada golpe.

7.  Procure ver se ocorreu alguma melhora após cada golpe ter sido aplicado.

8. Se os golpes nas costas não funcionarem, tente executar 5 compressões abdominais.


Posicione-se por detrás da vítima.


Coloque os seus braços ao redor da pessoa na altura do abdômen.


Feche uma das suas mãos e posicione-a no meio do abdômen da pessoa, com o lado do polegar contra o abdômen, um pouco acima do umbigo e abaixo do peito.


Cubra a mão fechada com a outra mão.


Faça até 5 movimentos de compressão, para dentro e para cima. Continue até que a obstrução esteja liberada - verifique a vítima após cada movimento. Pare se a vítima ficar inconsciente.







9.  Faça até 5 movimentos de compressão, para dentro e para cima. Continue até que a obstrução esteja liberada - verifique a vítima após cada movimento. Pare se a vítima ficar inconsciente.



10. Certifique-se de que o objeto tenha sido expelido das vias aéreas.



  • Se a vítima estiver em condições, peça para ela cuspir e respirar normalmente.
  • Use os seus dedos para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa que esteja inconsciente ou incapacitada de expelir o objeto estranho. Segure a língua e o maxilar inferior da vítima e force o maxilar para baixo, abrindo, assim, a boca da vítima. Remova o objeto do interior da boca.

11. Verifique se a vítima voltou a respirar normalmente. Uma vez que o objeto tenha sido removido, a maioria das pessoas voltará a respirar normalmente. Se a vítima não voltar a respirar normalmente ou se estiver inconsciente, verifique a boca e remova qualquer obstrução visível e comece a ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Pode haver alguma resistência até que o objeto seja expelido. Alterne entre compressões abdominais, inspeção das vias aéreas e respiração artificial até que chegue ajuda.


Autoajuda:


Se você estiver se engasgando, você pode realizar a manobra de Heimlich em si mesmo. No entanto, você pode não ser capaz de fazer isso com tanta força como outra pessoa.

Feche uma da mãos. Posicione-a no seu abdômen, bem acima do umbigo.




Cubra a mão fechada com a outra mão.


Curve-se sobre uma cadeira, mesa, balcão ou qualquer outro objeto sólido.


Empurre o abdômen para dentro e para cima.



Repita este movimento até que o objeto seja expelido.


Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Comentários

  1. Bom dia, sou seguidora do perfil de vocês no Facebook a mais de um ano, assim como me subscrevi para receber as notícias via email no mesmo período, amo as postagens e publicações. Recebo no email: ELAINEIARA@BOL.COM.BR. Gostaria de saber se estou concorrendo aos prêmios ou se só é válido aos novos inscritos. Muito grata desde já: Elaine Iara

    ResponderEliminar
  2. Olá Elaine, obrigado por nos seguir, as publicidades e passatempos incluidas no blogue são na generalidade para todos os leitores á exeção de uma ou outra que poderá estar reservada somente para o Brasil ou Portugal, dependendo dos casos.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário