Como Ampliar o Sinal de um Roteador

Um roteador wireless tipicamente possui um alcance de aproximadamente 100 metros. No entanto, existem diversos fatores que podem diminuir o seu alcance e enfraquecer seu sinal.

Interferências podem ser causadas por metal, sinais competindo com o do roteador e outros dispositivos que utilizam frequências wireless ou sem fio (tais como aparelhos celulares e fornos de microondas). Felizmente existem diversos métodos disponíveis para ampliar o sinal e a potência. Aqui vão alguns.

Telefones sem fio;
Reposicione dispositivos em sua casa que possam interferir no tráfego de dados de sua rede com frequência na faixa de 2.4GHz. 

Você pode comprar um analisador de redes sem fio para lhe ajudar a rastrear a fonte de interferência. Alguns dos aparelhos que podem estar causando o problema incluem:

  • Monitors de bebês ou babás eletrônicas;
  • Alarmes de Segurança;

Controle remoto de televisão;


Garagens com portas que abrem automaticamente.


Teste a intensidade do sinal do roteador com estes dispositivos. Compare os níveis de intensidade quando cada um destes dispositivos estiver ligado e desligado para determinar se eles são a causa de seus problemas com o sinal.

Método 2 de 5: Altere os Canais

Altere o canal de seu sinal. Roteadores podem enviar dados em uma série de canais, entre 1 e 11. Altere para um canal que possibilitará ao seu roteador um sinal mais limpo em meio a outros dispositivos wireless ou sem fio.

Utilize um software que analise quais redes estão utilizando quais canas e configure o seu sistema para utilizar um canal que não esteja sendo utilizado, ou pouco utilizado.

Método 3 de 5: 802.11n

Altere o modo de transmissão da rede de seu roteador. Experimente utilizar o novo padrão 802.11n caso o seu roteador suporte o mesmo. O padrão 802.11n oferece um alcance muito maior bem como mais forte se comparado ao padrão 802.11a/b/g.

Método 4 de 5: Realocar

Reposicione o seu roteador. Às vezes a solução é simples. Tudo o que você precisa fazer é encontrar um novo local para posicionar o seu roteador.
  • Levante-o tanto quanto for possível para aumentar o alcance e potência de sua transmissão.

Posicione-o próximo ao centro de sua casa ou apartamento para consegiur uma cobertura mais ampla.






Aproxime-o dos receptores, caso possível.



Mova-o para longe de qualquer metal, incluindo estantes ou prateleiras de metal, armários ou objetos comuns semelhantes.


Mova-o para longe de telefones sem fio e fornos de microondas, visto que estes operam na mesma frequência de 2.4-Ghz.


Esteja ciente de interferência externa. Mova o roteador para o mais longe que for possível da porta de seu vizinho que também possua um roteador Wi-Fi. E, caso você esteja morando em um apartamento, podem existir diversos roteadores funcionando por perto. Note: certifique-se de que você esteja utilizando um canal diferente de todos os outros. Na pior das hipóteses, o que esteja sendo menos utilizado.

Método 5 de 5: Melhore seu Equipamento

Aumente seu poder de transmissão. Cheque a documentação do roteador bem como seu utilitário de configuração em busca da possibilidade de modificar seu Xmit Power: a quantidade de poder ou energia que o mesmo está utilizando para transmitir o sinal. Geralmente você poderá aumentar este número até cerca de 50 mW. Tenha em mente que você estará correndo o risco de sobreaquecimento do roteador, podendo causar danos ao mesmo.


Substitua a antena. Desparafuse ou desenrosque e substitua a antena de seu roteador por um podelo que possua um maior alcance e potência de sinal. Nem todos os roteadores permitem que seja retirada sua antena para substituição por uma outra, mas muitos o permitem.

Instale um repetidor. Um repetidor é uma peça de hardware que funciona como um expansor de rede sem fio. O repetidor recebe o sinal de seu roteador e impulsiona-o para aumentar o alcance do mesmo.
  • Repetidores wireless são cada vez mais comuns e acessíveis, estando provavelmente disponíveis em qualquer loja de informática local ou na internet.

Instale um Amplificador Wireless. Conecte um Amplificador Wireless diretamente em seu roteador. Um amplificador pode ser mais acessível do que um repetidor visto que eles apenas precisam ampliar a força do sinal já existente, ao invés de ampliar a força e o alcance.
  • Utilize um amplificador bi-direcional para aumentar ambos, o sinal de entrada e o de saída.

Faça um refletor com papel alumínio. Note que o papel alumínio pode impulsionar o seu sinal, mas também torná-lo mais direcional.
  • Corte um círculo com o papel alumínio no interior de uma folha de papel ou folha de cartão/cartolina grande o suficiente para envolver ao redor do roteador. Se você deseja ser ainda mais extravagante, corte em formato de uma parábola rasa e deixe uma abertura para a antena em seu ponto focal.

Posicione o círculo de papel alumínio sobre o roteador.
Posicione a antena no centro do círculo ou parábola.

Dicas
  • Casas mais antigas e tradicionais possuem paredes construídas com pregos de madeira, enquanto que as construções mais atuais em prédios comerciais, shoppings e condomínios são geralmente construídos com pregos de metal nas paredes. Pregos de metal podem interferir de maneira negativa no sinal do roteador, portanto considere o tipo de seu prédio quando for diagnósticar o seu sinal.
Aviso
  • Não sobreaqueça seu roteador.
Fonte: http://pt.wikihow.com/

Comentários