Como Aliviar as Cólicas do teu Bebé

A cólica é uma dor comum em bebés pois o intestino ainda não se desenvolveu. Saiba quanto tempo dura e como aliviar a dor de seu filho.




A cólica é causada no bebé, mas uma das pessoas que também sofre é a mãe, a cólica é um dos grandes problemas em mais de 15% dos recém nascidos, um verdadeiro drama para toda a família que está se adaptando com a nova rotina de um bebé. Seja o primeiro, segundo ou terceiro filho as cólicas são inevitáveis e fazem parte da evolução do organismo imaturo. Quando o bebé começa a chorar, causa grande pânico nas mães, principalmente nas de primeira viajem, a criança chora tanto que a vontade que as mães tem é de transferir a dor para elas.

Cólicas em bebé o que causa


As causas são devido ao desenvolvimento do organismo que ainda é muito sensível, e aos nervos sensitivos do bebé, para eles é uma grande dor. É possível identificar  se o bebé está com cólica pelo choro longo e intenso, além do bebé se contorcer com as perninhas e a coluna para trás. Uma das principais causas, estudada por anos por pesquisadores do Texas descobriram que a cólica pode estar ligada a bactéria klebsiella, que é encontrada no intestino nos primeiros meses de vida.

Cólicas em bebé até quando


Costumam durar até os quatro meses, aquelas cólicas comuns, mas em alguns casos a cólica pode gerar outros problemas gastrointestinais como a síndrome do intestino irritável e pode se estender até o primeiro ano de vida. Quando o bebé passa a se alimentar com mais independência de alimentos sólidos o problema tende a cessar, para grande alivio dos pais.

Cólicas em bebé como aliviar










A melhor forma para alivio do bebé é através de massagens suaves na barriga, exercícios com as pernas em movimentos de bicicleta, além de não se desesperar. Quando a mãe esta calma ela consegue transferir para o bebé, um ambiente calmo com meia luz, bolsa de água morna, e deita-lo de bruços sobre seu corpo pode ser uma posição muito confortável.

Antigamente era indicado o funchicória, um pó de extrato de erva que as mães colocavam na chupeta para acalmar o bebé, mas cientistas não comprovaram sua eficácia por isso passou a não ser recomendado. É também indicado pelo médico o uso de medicamentos como a simeticona para o alivio, mas não se esqueça de que deve ser prescrito pelo pediatra.

Cólicas em bebé como evitar

Para evitar a cólica, alguns truques antigos são indispensáveis segundo os pediatras. Fazê-lo arrotar após as mamadas é necessário, e é recomendável evitar alimentos gordurosos como chocolate, cebola, leite de vaca e o repolho para prevenir que o seu filho tenha cólica. Não se esqueça que a sua alimentação vai influenciar diretamente no desenvolvimento saudável do bebé, além de garantir que o bico da mamadeira ou do seio esta completamente na boca da criança, é muito necessário que ele não engula ar na hora da amamentação. Lembrando que quando ele chora, acaba engolindo mais ar, causando mais cólica, por isso quando ele começar a chorar não o deixe sozinho com dor no berço, tente conforta-lo o mais rápido possível.
Lembre-se de que quando o choro do bebé for incontrolável não adianta ficar desesperada, o melhor é se acalmar para poder cuidar do seu filho da melhor forma possível. Conte com a ajuda do marido ou da vovó para se revezar nas crises de cólica.


Fonte: mundomulheres

Comentários