Como Tirar Manchas de Ketchup

Para quem ainda julga que ter uma nódoa de ketchup na roupa é o fim do mundo, pense de novo, pois estará completamente errado. O que muita gente ainda não sabe é como é possível tirar manchas de ketchup.


Seguem-se algumas dicas de limpeza para tirar manchas de ketchup.

Dicas de limpeza

A primeira sugestão é começar por remover o máximo de excesso de ketchup possível, usando uma colher ou as costas de uma faca de manteiga. Não se preocupe pois isso não vai estragar a peça de tecido.

De seguida, passe água fria pela parte de trás da mancha o mais rápido que puder, pois isso vai forçar as costas da mancha para fora do tecido. Se fizer o contrário, o ketchup vai é entrar cada vez mais nas fibras do tecido. De seguida, esfregue com um detergente líquido na parte manchada, suavemente e com movimentos circulares, começando pelo lado de fora em direção ao centro, para minimizar a extensão da mancha.

No caso de se deparar na necessidade de tirar manchas de ketchup de roupa branca, saiba que deverá aplicar um agente leve de branqueamento, pois são produtos que incluem peróxido de hidrogénio, componente que vai contribuir para a eliminação da mancha. Um outro agente natural de branqueamento natural é o vinagre branco que pode ser aplicado com uma esponja. A par desta opção, lembre-se sempre do sumo de limão que também pode ser muito útil e, por fim, enxaguar realmente bem.

De seguida, deverá repetir o processo até que a mancha deixe de existir. Depois, segure a peça de roupa contra a luz par verificar que toda a mancha terá desaparecido com facilidade.
Mas, se ainda conseguir verificar algum resquício avermelhado, repita tudo de novo e aplique um removedor de manchas, em gel ou spray e deixe atuar, pelo menos cinco minutos e só depois levar a lavar. Antes de por a roupa a secar, verifique se ainda existe algum vestígio de mancha, pois as manchas secas são extremamente difíceis de remover.

Se, de facto, ainda permanecer, esfregue diretamente o detergente na mancha para tirar a mancha de ketchup e depois mergulhe em água morna por cerca de meia hora e enxague bem.

Se por algum motivo ainda não tiver desaparecido, tente um detergente líquido que contenha enzimas e aplique-o diretamente sobre a mancha, esfregando e lavando de seguida.

Se as manchas de ketchup forem em tapetes e estofados, primeiro terá de secar com uma toalha branca limpa e água e depois misturar ¼ de colher de chá de detergente líquido com meia chávena de chá de água fria. Mergulhe a toalha branca na mistura e coloque sobre a mancha. Em seguida, deverá enxaguar com uma toalha limpa e água. Se a mancha não tiver saído, repita o procedimento, mas desta vez com uma mistura de uma colher de chá de amoníaco e meia chávena de chá de água fria. Um último esforço é o de tentar com um mata-borrão e peróxido de hidrogénio, mas com cuidado, pois ele fará com que as cores do tecido se desvaneçam ou mesmo desapareçam.


Fonte: emovermanchas



Comentários