sábado, 16 de abril de 2016

O Exercicio Fisico Ajuda no Controlo do Tabagismo

Os exercícios também melhoram a auto-estima e disposição dos fumadores. Confira outros benefícios.

 Além de melhorar a vida dos fumadores, os exercícios físicos são ferramentas no processo de controle do tabagismo.

 Um estudo realizado pela professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas (Unicamp), Jane Domingues de Faria Oliveira, apontou que a atividade física pode ser uma importante ferramenta no processo de controle do tabagismo e na melhoria da qualidade de vida dos fumadores.

A professora aplicou uma série de exercícios para um grupo de tabagistas, todos atendidos num centro de saúde de Campinas (SP) pelo Programa de Controle de Tabagismo.

Durante a pesquisa, houve uma diminuição do grau de dependência dos fumadores.
“Constatei um aumento de tempo para o acendimento do primeiro cigarro no dia e, também, a redução do número de cigarros consumidos diariamente”, afirma Jane.

Outro ponto positivo do programa de atividade física foi a melhoria na auto-estima e na disposição física dos fumadores.

 A partir dos resultados do estudo, a proposta da professora é para que haja a inserção do profissional de Educação Física e todos os programas de controle do tabagismo nas unidades básicas de saúde.

 E que esse acompanhamento seja constante, já que dez anos é o tempo que as artérias de um ex-fumante levam para voltar ao normal, segundo pesquisa da Universidade de Dublin, na Irlanda.





Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!
Fonte: revistavivasaude

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...