Como Tirar e Evitar Manchas na Madeira

Quando as visitas aparecem em casa para um jantar, alguém sempre se esquece de usar a base de copos.
Resultado: móveis de madeira manchados por causa da humidade.
Ao contrário do que se pensa, essas marcas podem ser removidas com algumas dicas simples de limpeza.

A melhor maneira de evitar as manchas de copos é investir na proteção. Passe cera, ou verniz nos móveis de madeira periodicamente. Esses produtos protegem o material, fazendo uma barreira contra a sujidade, água e luz solar.
Outra dica é investir nas toalhas de mesa. Se não gosta das de tecido, ou não quer esconder a linda madeira da mesa por baixo delas, a solução é a lona transparente. Fácil de ser encontrada nas lojas, a lona transparente protege a mesa contra a humidade. Ela também é muito prática para cobrir móveis de jardim e churrasqueira, que ficam mais expostos ao sol e à chuva.
Agora, se o seu móvel já está manchado, a dica é hidratá-lo. Umedeça uma flanela macia com óleo de cedro e aplique na região uma vez por semana. Com o tempo, o óleo vai penetrar na madeira, hidratando seu interior e removendo as marcas visíveis.
Outra boa dica é usar o calor para deixar o móvel novo em folha novamente. Coloque um pano fino sobre a mancha e com um ferro de passar, ou um secador de cabelos, centralize o calor sobre o local desejado, pelo tempo que for necessário. Depois, passe uma quantidade generosa de lustra móveis para dar brilho.

Manchas profundas
Depois de certo período, as manchas ficam impregnadas nos móveis, sendo impossível retirá-las com técnicas superficiais. Nesses casos, é preciso lixar toda a peça com uma lixa para madeira até que o ponto em que a mancha desaparecer. Depois, aplique duas camadas de verniz, ou cera.
Fonte: lartotal

Comentários